Secretário: prefeitura do Rio vai processar Cedae
Ernani Alves
Direto do Rio de Janeiro
O secretário municipal de Obras, Eider Dantas, afirmou nesta segunda-feira que a prefeitura do Rio de Janeiro vai processar a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) por causa do vazamento de um cano que teria contribuído para os deslizamentos de terra da encosta do túnel Rebouças, que liga a zona sul à zona norte da cidade. O procedimento será adotado com base no laudo da Geo-Rio e da RioÁguas, que ainda não foi concluído mas deve atribuir responsabilidade à Cedae.
» Veja fotos dos trabalhos
» Veja o local do deslizamento
» Opine sobre manutenção de túneis no Rio
"Com certeza uma multa ela (Cedae) vai receber da prefeitura e vai receber também, após o laudo ficar pronto, uma ação judicial por crime de responsabilidade contra o presidente", informou Dantas.
O secretário criticou o fato do presidente da empresa, Wagner Victer, não ter trabalho em conjunto com a prefeitura. "Se ele tivesse nos procurado e em conjunto procurássemos o defeito, essa situação teria sido resolvida na quarta ou no máximo quinta-feira. A Cedae cortou a água da comunidade (Cerro-Corá) durante cinco dias criminosamente", criticou.
Dantas contou ainda que o vazamento da Cedae foi detectado em uma tubulação de 6 polegadas que leva água até a caixa comunitária da favela Cerro-Corá. O cano teria sido consertado por funcionários da Companhia de Águas e Esgotos no domingo. O presidente da Cedae ainda não comentou o caso.
Funcionários da Secretaria Municipal de Obras continuam trabalhando na encosta do Rebouças, sobre a galeria mais atingida, que dá acesso à Lagoa Rodrigo de Freitas. O túnel foi reaberto parcialmente às 5h desta segunda-feira, após cinco dias fechado. Apenas a pista sentido zona norte está liberada e apresenta grande movimentação de veículos.
Às 15h, o Rebouças voltará a ser totalmente fechado. Uma hora depois, a pista em direção à zona norte será invertida com objetivo de facilitar o retorno dos trabalhadores para a zona sul.
Redação Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário