terça-feira, 30 de outubro de 2007

or Cristiana Lôbo

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, espera para hoje à tarde ou no máximo amanhã o pedido de afastamento de Milton Zuanazzi do cargo de presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O afastamento está sendo negociado pelo ministro de Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, o “padrinho político” de Zuanazzi no cargo.

Hoje, pela manhã, o ministro Nelson Jobim deu a senha para a expectativa.

“Vamos esperar os acontecimentos desta tarde”, disse ele, durante entrevista em que falou de medidas no setor aéreo - entre elas, a necessidade de as empresas aéreas informarem aos passageiros os horários de vôos e atrasos.

Perguntado pelos jornalistas sobre o motivo de Zuanazzi não ter sido convidado para a reuinão, respondeu: ”Nós estamos em um momento de substituição. E nós temos que trabalhar com quem vai para o futuro e não para quem já fica no presente. Tá bom?”

A saída de Zuanazzi da presidência da Anac vem sendo aguardada pelo ministro Nelson Jobim desde agosto, quando houve o primeiro pedido de afastamento, feito pela diretora Denise Abreu. Em seguida, outros três diretores se afastaram por iniciativa própria - Jorge Velozo, Leur Lomanto e Josef Barat.Só Zuanazzi resistia e chegou a declarar, na semana passada, que devia sua nomeação ao presidente Lula, num sinal de que não tomaria a iniciativa de se afastar do cargo -a menos que fosse um pedido do próprio presidente. Ontem, no Palácio do Planalto, a saída de Zuanazzi já era dada como certa: “mais dia, menos dia”, conforme um assessor. A ministra Dilma Roussef, que em determinado momento foi apontada como defensora de Zuanazzi no cargo, já vinha defendendo seu afastamento.

Segundo auxiliares do Planalto, o presidente Lula está satisfeito com o trabalho de Nelson Jobim - apesar da ameaça de nova crise nos aeroportos neste final de ano - porque, na avaliação interna, ao aceitar o cargo, Jobim tirou de dentro do Planalto um problema que vinha gerando desgaste à imagem do governo.

- A crise saiu de dentro do Palácio do Planalto e foi ser comandada pela Defesa - disse o auxiliar, demonstrando que Jobim, apesar das dificuldades do momento, tem o reconhecimento do presidente Lula.

Jobim assumiu o cargo com a promessa de ter carta branca para administrar o setor aéreo. Foi quando determinou mudanças em toda a diretoria da Infraero e pediu aos diretores da Anac - a primeira diretoria na agência criada no governo Lula - que entregassem os cargos. Os quatro diretores pediram e Zuanazzi resistia, alegando ter mandato. Jobim já indicou o birgadeiro Allemander Pereira Filho para uma das diretorias e dois outros nomes já estão aprovados pelo Congresso - Marcelo Guaranys e Alexandre Barros. Ele designou a economias Solange Vieira para a Anac, para ser eleita presidente, no lugar de Milton Zuanazzi.

20 comentários

  1. por Lena,

    Esse incompetente jamais poderia ser um !” sindico de edificio”.
    PORÉM… O INFELIZ É AFILHADO DA DILMA ROUSEF!!
    FAZER O QUE???
    Nós BRASILEIROS SOMOS OTÁRIOS!!!

  2. por Daniel Barcinski,

    Zuanazzi permanece no cargo pois tem gabarito para isso. Já ajudava o País quando fez um excelente tralho como Secretário Nacional de Politicas do Turismo, cargo que ocupava no Ministério do Turismo sob o comando do Ministro Walfrido.

  3. por Adriano César,

    Já vai tarde!!!!

  4. por Jonh,

    Substituir para que? Este cargo não “apita” nada.

  5. por paulo bravo,

    O tal de DANIEL, deve ser parente ou aspone do Zuanazzi, tremendo incompetente, ele sabe muito e de telefones,lembre CRT.

  6. por José Carlos Carvalho,

    Adriano e Zena, na verdade, tanto no Ministério da Defesa, quanto na ANAC, só tem incompetente. Alías, este Governo está coalhado deles, mas, a grande maioria, são apadrinhados e como diz o dito popular, quem tem padrinho não morre pagão. O Povo que se dane. Como disse aquela outra, o negócio é relaxar e …..

  7. por Helena,

    -Será que este Super Jobim terá sorte com a substituta de Zuanazzi, ou é só uma típica troca de seis por meia dúzia? Um testa de ferro, talvez, prá Super Jobim controlar tudo sòzinho, talvez….

  8. por Daniella Menezes,

    Zuanazzi infelizmente não tem competência e nem gabarito técnico que o respalde em continuar no comando da Anac, sobretudo ainda é necessário rever o papel das agências reguladoras bem como suas indicações e mandatos.

  9. por DARTAGNAN LEÃO CAPELANI DOS SANTOS,

    Creio que a ANAC é mais uma dessas agências criadas que acumulam serviços prestados por Ministérios e Secretarias.
    Creio que a extinção de todas resultaria numa enorme economia para o contribuinte e para os cofres públicos
    Saudações
    Dartagnan

  10. por João Dias,

    Esse Zuanazzi é um tremendo cara de pau! Passou adesivo na cadeira e não tem a humildade de pedir pra sair.

  11. por Waldir Dorini,

    Não sei se a saída do Zuanazzi é a solução para o setor aéreo. Sua permanência já provou que só acumula erros. É mais do que momento de sair. Com ele deviria sair pelo menos a metade dos Ministros, Secretários e diretores instalados em Brasília. Quem sabe agora o lula indique metade deles para organizarem a COPA 2014.

  12. por wilton siqueira,

    Esse Zuanazzi era para ter sido demitido a mais tempo.Ele representa incompetencia e funcionários públicos que se aproveita de estabilidade no emprego para não realizar nada.

  13. por Jens Olaf Ficker,

    É um tremedo cara de pau esse boa vida. Mas se sair, sabe que irá para outro emprego, onde também não fará nada!!!
    Vamos ver, e acompanhem a sua saída e seu “novo emprego”.

  14. por Jorge,

    Culpado pelo caos aéreo é a FAB. A incompetente ANAC está em período de transição (criada há 2 anos, com transição de 5) pela fiscalização que tb não foi feita pelo DAC (pertencente à FAB). Mas é mais fácil culpar um embrião doente que o pai. Este caos atravessa décadas… mal administrado pela FAB. Milicos covardes, governo incompetente, usuário penalisado. Quem sabe esse grandalhão metido a Rambo, vai tapear esta crise

  15. por Eduardo Nascimento,

    inda bem que o atual presidente da .ANAC teve uma crise de consciência, e resolveu pedir o afastamento do cargo. Mas não é só o papel das agências regualdoras que tem de ser revisto. O próprio papel do Ministério da defesa tem de ser repensado. Até o presente momento,nenhum dos ocupantes do cargo de minsitro da defersa, teve um papel de relevância, sequer tiveram autoridade no exercício da função, e o fracasso está no processo de escolha. O ocupante da Pasta tem obrigatoriamente que ser um exímio conhecedor do assunto, devendo inclusivew, ter feito o curso sa Escola Superior de Guerra, além do mais, ter trâmite entre os oficiaias generais, pois sem o apoio destes, nenhum titular da pasta obterá sucesso.

  16. por pppa,

    cee

  17. por Sergio Baiocchi Carneiro,

    Quanta espera para podermos ver o céu de brigadeiro…
    O resultado seria melhor se pudéssemos extinguir todas as agências (com “a” minúsculo) desse governo. Sobraria mais verbas para a infra estrutura que realmente interessa.

  18. por Marcus Stecklow,

    Mera picuinha política com o Jobim (que não é o TOM) tentando mostrar que tem poder. Se o Zuanazzi quiser ele diz que fica e acabou.

  19. por Paulo Cesar,

    Tchau….Zuanazzi, já está indo tarde…..incompetente !

  20. por Marcelo Freire,

    Que injustiça com a ministra gente, esse pessoal representa o povo, o povo que vota no Lula!!!
    Na minha opinião é o governo que mais representa o povo.
    Continuem votando no Lula e no pt!!!!!

Imagem de segurança


Nenhum comentário: